sábado, 19 de julho de 2014

CENTELHA DIVINA



No início do universo, Brahma, o grande Deus hindu, julgou os seres humanos indignos de possuírem o fogo divino, o fogo da vida, que constitui todas as coisas, que cria e dá vida a tudo. Porém, Brahma se confrontava com um problema: onde escondê-lo dos humanos?
Assim, o conselho dos deuses foi consultado e depois de todos os membros discutirem muito, sugeriram que o fogo divino fosse escondido no fundo dos oceanos. Brahma considerou a proposta inválida, pois os humanos aprenderiam a mergulhar como os peixes e encontrariam o fogo. O conselho, então, sugeriu que o fogo fosse escondido no centro da Terra. Brahma se opôs novamente, alegando que os humanos criariam máquinas capazes de escavar a terra e teriam facilmente em mãos a chama divina. No mais alto dos céus, opinou finalmente o conselho. Brahma objetou a idéia, afinal, inteligentes como são, os seres humanos haveriam de criar meios para voar mais alto que os pássaros. Sem mais propostas, o conselho caiu em um profundo silêncio.
Então Brahma disse:
Eu sei onde esconderei o fogo sagrado dos homens. Depois de profunda reflexão, decidi esconde-lo no interior de cada ser humano, pois este lugar tão simples será o último que eles irão pensar em procurar.”
“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo. O que for o teu desejo, assim será tua vontade. O que for a tua vontade, assim serão os teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino”.
( Brhad Aranyaka Upanishad )

Imagens:google

Nenhum comentário:

Postar um comentário