sábado, 18 de fevereiro de 2012

Equilíbrio entre Coração e Cérebro Por Jorge Antonio Oro


Fonte de luz:http://sandralage.blogspot.com
imagem:pixmac.com

Comentários sobre um texto que fala da inteligência do coração, “Siga seu coração, ele é mais inteligente do que voce pensa."

Os textos entre aspas, são extratos do texto original, seguidos pelos comentários.

1) “O coração é também o primeiro órgão formado no útero. O resto vem depois. Recentemente, neurofisiologistas ficaram surpresos ao descobrirem que o coração é mais um órgão de inteligência, do que (meramente) a estação principal de bombeamento do corpo. Mais da metade do Coração é na verdade composto de neurônios da mesma natureza daqueles que compõem o sistema cerebral. Joseph Chilton Pearce, autor de 'A biologia da Transcendência', chama a isto de ”o maior aparato biológico e a sede da nossa maior inteligência.”

Comentário 1.1: Quando ocorre a fecundação, caso o óvulo esteja maduro, inicia-se uma etapa (dividida em 4 fases), que tem por finalidade fazer a combinação hereditária, para o que virá a ser um novo ser humano, resultando na primeira separação, gerando 2 células. Está fase, esta dança microcósmica dura de 1 a 2 horas, e na terceira etapa desta fase, o material começa a separar-se gerando o que se chama “estrelas fixas”, 2 polos, que serão os núcleos das novas células. Este primeiro processo de dualidade, acompanha e define o padrão pelo qual a inteligência cósmica vai agir na formação do novo ser humano, e na manutenção da vida. Este processo é exatamente igual ao processo de geração de um novo planeta, onde temos o norte e o sul (que se deslocam em um vir a ser, após terem estado juntos no equador, e após terem sido fecundados). É o mesmo para a formação de um sistema solar, é o mesmo para a geração de uma galáxia. Sempre, um polo fica representando a vida e o outro o espírito (ou imediatamente superior). O sol fisico é o sul, o seu imediato é o norte. Em outro plano, este norte passa a ser o sul e seu superior o norte, etc, etc, até o sol central da galáxia, ou o sol oculto, para quem o imanifestado é o norte. A dualidade vai reger tudo.

Comentário 1.2: O coração (ou o “vir a ser” do coração) começa a bater até 24 horas após a concepção, mas sem ser responsável pela circulação, pois não há sistema circulatório, e nem tem regulação nervosa. O coração enquanto sistema alcança estado funcional por primeiro, entre 21 e 23 dias de gestação, mas neste período, já existe o tubo neural (que receberá circulação 4 dias depois) e vários outros sistemas em matriz. Assim, mesmo o coração batendo após 12 horas, é uma vida energia incipiente. Quando está pronta a base do vir a ser vida consciência, o tubo neural (base do sistema nervoso central e periférico), estabelece-se o equilíbrio entre 2 polos: cérebro e coração, e então o sangue circula. Assim, manifesta-se novamente a dualidade polar, pois o coração por si só, não teria sentido.

Comentário 1.3: Toda e qualquer célula ou órgão do corpo humano, vai derivar de 3 placas: Ectoderma (por ex.: sistema nervoso central e periférico, pele (e pêlos e unhas), glândulas mamárias e subcutâneas, e a hipófise e meninges); Mesoderma (por ex.: tecido conjuntivo; cartilagem, ossos, músculo estriado e liso, coração; sangue, vasos e células linfáticas; rins; ovários; testículos e membranas de revestimento das cavidades corporais); Endoderma (por ex.: revestimento epitelial dos tratos gastrointestinal e respiratório, glândulas tireóide e paratireóide; timo; fígado; pâncreas). Então, as células do coração não são únicas.

2) “O coração também é a fonte do corpo de maior força no campo eletromagnético. Cada célula do coração é única e na qual não apenas pulsa em sintonia com todas as outras células do coração, mas também produz um sinal eletromagnético que se irradia para além da célula. Um EEG que mede as ondas cerebrais mostra que os sinais eletromagnéticos do coração são muito mais fortes do que as ondas cerebrais, de que uma leitura do espectro de freqüência do coração podem ser tomadas a partir de três metros de distância do corpo … sem colocar eletrodos sobre ele! A frequência eletromagnética do Coração produz arcos para fora do coração e volta na forma de um campo saliente e arredondado, como anéis de energia. O eixo desse anel do coração se estende desde o assoalho pélvico para o topo do crânio, e todo o campo é holográfico, o que significa que as informações sobre ele podem ser lidas a partir de cada ponto deste campo. O anel eletromagnético do Coração não é a única fonte que emite este tipo de vibração. Cada átomo emite energia nesta mesma frequência. A Terra está também no centro de um anel, assim é o sistema solar e até mesmo nossa galáxia … e todos são holográficas. Os cientistas acreditam que há uma boa possibilidade de que haja apenas um anel universal abrangendo um número infinito e interagindo dentro do mesmo espectro. Como os campos eletromagnéticos são anéis holográficos, é mais do que provável que a soma total do nosso Universo esteja presente dentro do espectro de frequência de um único anel.”

Comentário 2.1: Não sou médico, mas a embriologia, analisada a luz do conhecimento filosófico-esotérico, expressa a dualidade cósmica, e repete exatamente a cosmogênese e a antropogênese (por exemplo, o fato de os mais importantes sistemas que darão densidade corpórea ao ser humano, estarem com suas bases constituídas na terceira semana, nos remete a terceira raça mãe, onde adquirimos o corpo físico. Da mesma forma, se analisarmos na embriologia o sistema cérebro-espinhal, veremos o processo cósmico, etc, etc. Então, o coração é um prato da balança. O outro é o sistema cérebro-espinhal.

Comentário 2.2: O coração não é um sistema nervoso, nem faz parte dele, nem possui neurônios. É um sistema enervado pelo sistema nervoso autônomo: sistema simpático (nor-adrenalina, acelera o coração) e parassimpático (acetilcolina, que desacelera). O SNA através do hipotálamo liga-se ao sistema nervoso central, e deste recebe as interações. Assim, o coração não é um órgão de inteligência.

Comentário 2.3: Confunde-se a fisiologia com as funções ocultas do ser humano: pelo fato de o coração estar ligado ao quarto chakra, Anahata, sede da mente concreta, não significa que ele é o sistema nervoso ou tem inteligência. Da mesma forma que não podemos dizer que as amigdalas ou que a tireóide, pelo fato de estarem na garganta, são a base da mente abstrata. 

Comentário 2.4: Os sinais eletromagnéticos do coração não são mais fortes do que o do cérebro. São de natureza diferentes e, portanto, não podem ser comparados. São as sedes do Prana Solar e Lunar. E sangue e prana, mantém a vida e alimentam o sistema nervoso central. Enquanto um dá energia para os movimentos, o outro dá energia para a criação de emoções, sentimentos, e para o comando elétrico do corpo. Um não funciona sem o outro, então, como dizer que um é mais importante que o outro? 

Comentário 2.5: O canal esquerdo da coluna se chama Ida, e também o lado esquerdo do coração e todas as suas ramificações também. O da esquerda se chama Píngala, idem para o coração.

Comentário 2.6: Prana, o mantenedor da vida, o elo de ligação entre corpo, alma e espírito, o sistema nervoso e o sistema vascular são um único caminho, donde caminha do norte ao sul, e de oeste para leste: o mesmo movimento do Prana no corpo humano, também o é no nosso planeta, razão aliás, da rotação da Terra.

Comentário 2.7: O fluxo eletromagnético do coração, portanto, abarca todo o corpo humano, fazendo pendant (equilíbrio ) com o cérebro (ou sistema cérebro espinhal).

Comentário 2.8: Se assim não o fosse, teriamos energia para manter o corpo físico, (que distribuiria os 3 humores: vayu, do ar, bilis, sistema endócrino, e fleuma, alimentação), mas não teríamos o sistema nervoso para controlar o organismo, e sequer teríamos energia elétrica para gerar pensamentos, emoções, intuição e, mais ainda, a conexão corpo-alma-espírito não seria possível.

3) “Isto significa que cada um de nós está ligado a todo o Universo e como tal, podemos acessar todas as informações dentro dele a qualquer momento.” 

Comentário 3: Sim, obviamente estamos. Mas como acessar todas as forças do universo a qualquer momento? Não adianta só conjecturar, tem que explicar como isto pode e deve ser feito?

4) “Quando ficamos quietos para acessar o que temos em nossos corações, nós estamos literalmente conectados à fonte ilimitada de Sabedoria do Universo, de uma forma que percebemos como “milagres” entrando em nossas vidas.”

Comentário 4: Não procede. Esta é uma abordagem religiosa ou emocional. O que vamos acessar? E afinal, o que tem em nossos corações? Milagres não existem, existe são as forças da natureza agindo de uma forma incompreensível para a razão, por isto chamado de milagres por aqueles que querem nos fazer crer que devemos depender de outros (sempre superiores ao gênero humano). A fonte ilimitada de sabedoria do universo é o que existe a partir da mente abstrata, Budhica. Mas isto só se consegue pelo exercício da Vontade (Atmã), Amor-sabedoria (Budhi) e Atividade (Mente abstrata). 

5) "Quando desconectamos e nos desligamos da sabedoria inata de amor do Coração, baseado nos pensamentos, o intelecto refletido no ego assume o controle e opera independentemente do Coração, e nós voltamos para uma mentalidade de sobrevivência baseada no medo, ganância, poder e controle."

Comentário 5: ??? não existe sabedoria inata do amor do coração! Para tentar dar um cunho de realidade a esta parte do texto, só se considerássemos o coração como a base da razão, e o “voltar para a mentalidade de sobrevivência” significasse focar a mente no afetivo-emocional, e não na razão, mas mesmo assim, isto nada significaria. Não há como o intelecto refletido no ego assumir o controle? Não adianta só dizer coisas aparentemente complexas, tem que explicar como funciona e, ao menos, usar um pouco da razoabilidade e de conhecimento para escrever, por respeito as pessoas de boa fé que forem ler os textos.

6) “Desta forma, passamos a acreditar que estamos separados, a nossa percepção de vida muda para uma limitação e escassez, e temos que lutar para sobreviver.“

Comentário 6: isto em nada tem a ver com focar no coração ou não. Isto tem a ver quando o centro de consciência passa a operar no astral ou no instintivo, retirando a percepção de realidade, e nos fazendo analisar a vida de baixo para cima, e não o contrário.

7) “Este órgão incrível, que muitas vezes ignoramos, negligenciamos e construímos muros ao redor, é onde podemos encontrar a nossa força, nossa fé, nossa coragem e nossa compaixão, permitindo que a nossa maior inteligência emocional guie nossas vidas.”

Comentário 7: a nossa vida deve ser guiada pela neutralidade, pela compreensão, pela razão, pela intuição, não pela compaixão. Compaixão significa não entender nem o erro, nem quem está errando, nem as decorrências e causas. Advém só do desconhecimento. Confunde-se aqui, o coração com a mente concreta, como plano da razão, mas ainda fica mais confuso, pois invoca a fé! Fé absolutamente não deve existir. Tem que existir compreensão, identidade e trabalho evolucional. “Faze por ti que eu te ajudarei”, disse o nazareno.

8) “Devemos agora mudar as engrenagens para fora do estado baseado no medo mental que temos sido ensinados a acreditar, e nos movermos para viver centrados no coração. Para que esta transformação ocorra, é preciso aprender a meditar, “entrar em seu coração” e acessar a sabedoria interior do Universo. É a única maneira, é O Caminho. A medida que cada um de nós começa esta revolução tranquila de viver do Coração, vamos começar a ver os reflexos em nossas vidas e em nosso mundo.“

Comentário 8: O equilíbrio que se deseja, tem que vir através da ação conjunta e contínua do cérebro e do coração: razão e intuição. Precisamos com estas ações, transmutar o desejo em vontade, o instinto em amor fraterno, a inércia em trabalho da Lei. Precisamos amadurecer, precisamos nos intruir, precisamos nos assenhorarmos de nossas próprias existências, precisamos exercer nosso papel evolucional, precisamos assumir nossa condição hierárquica de seres humanos, precisamos sublimar o que trouxemos para ser resolvido (nossos erros, desejos, emoções densas), precisamos fazer com que a intuição eduque a razão. Precisamos fazer com que a razão eduque a emoção. Precisamos fazer com que a emoção eduque o instinto vital, e precisamos fazer com que o instinto eduque o físico. Assim, virá o equilíbrio vertical e horizontal. Então sim, o ser humano entenderá o que é felicidade.

9) “Esta é a forma como cada um de nós vai criar uma mudança no mundo, criar paz, criar harmonia e equilíbrio, e desta forma, vamos todos criar o Paradigma do Novo Mundo do Céu na Terra. Rebecca Cherry”

Comentário 9: o objetivo do texto é correto, na medida em que deseja criar o paradigma do novo mundo. Mas se tentarmos realizar isto baseados nesta abordagem do que seja o coração, ficaremos desiludidos. E só se desilude quem antes tivesse estado iludido. 

Comentário final: A Pineal, é o coração do cérebro, e pulsa tal qual. O equilíbrio deverá vir da compreensão dos chakras, sua interação com a pineal, sua interação com o sistema endócrino. O equilíbrio se considerarmos o sistema endócrino, vem da ação irmanada da pineal, pituitária e Timo.Vayu, Bilis e Fleuma, no coração, geram Ojas, eletricidade. O trânsito de Prana, pela esquerda e direita (o que é a razão da alternância de respiração de 1:56:7’:7” h por cada narina) e mais o trânsito dos Tatwas, dá a compreensão e o controle de todas as forças que agem tanto no cérebro quanto no coração, equilibrando na horizonta e na vertical. Qualquer ação na alma, tem impacto no vital, que impacta nos chakras, que impacta no sistema endócrino, que fará gerar substâncias que equilibram ou desequilibram o organismo que, por sua vez, devolverá equilíbrio ou desequilíbrio para o vital e para a alma. Há muito sobre isto, mas cada um escreve e trilha se próprio caminho. Mas que seja um caminho consciente. Viver equilibradamente, adquirindo conhecimento, com paciência para com todos e principalmente consigo mesmo, exercitando a razão, ao lado do amor fraterno, olhando cada ser vivo como seu irmão de evolução, esta é a expressão do equilíbrio consciente. “O coração tem razões que a própria razão desconhece” – Quem falou isto, não foi o Blaise Pascal filósofo, matemático ou o físico. Foi o Blaise alquimista, pois sabia que, o Mercúrio (coração, chakra cardíaco) deve ser usado para transmutar o chumbo (o mais denso, raiz) em ouro (Sahashara, o coronal). Mas isto só ocorre pelo equilíbrio, pois antes que a transmutação do chumbo seja efetuada para gerar a “summa matéria”, o ouro e o mercúrio deverá ter sido transformados primeiro, de metais físicos, em metais alquímicos, de vida energia em vida consciência. Estas são as razões que a razão desconhece.

Para concluir: “ Aquele que equilibrar o cérebro e o coração, alcançará, na Terra, as maiores alturas”. Henrique José de Souza.

Ps:.Comentário 2.10: A terra tem o mesmo sistema, pois tem norte e sul (prana solar e lunar), assim como o sistema solar, a galáxia e o universo, como falado antes. Sempre, por exemplo, na própria criação da matéria, o que está próximo da fonte é solar e o que se distancia é lunar. Assim é que, como na sístole-diástole do coração, também pulsa este conglomerado eletromagnético que nós chamamos Sol, expandindo prana que por sua vez, o recebe do sol central da galáxia, etc. Isto, cada batimento, ocorre a cada 11 anos (o que a ciência interpreta como manchas solares, é o Prana voltando ao coração, após ter ido manter a vida em todo o sistema solar, em toda a galáxia, e assim por diante). Mas sempre dual. Quanto a hipótese da holografia, é uma forma da ciência conjecturar, por desconhecer a mecânica do Prana que, é o mesmo, do centro do universo ao centro das galáxias, ao centro dos sistemas solares, ao centro dos planetas, ao centro do corpo humano, sempre em forma dual.

Por Jorge Antonio Oro

2 comentários:

  1. -Maravilhoso, maravilhoso!! É a palavra que consigo escrever porque o que senti com este texto não é expressável em letras!!
    -Que a Fonte continue a jorrar sabedoria sobre todos nós em sua infinita bondade!!
    -Muito Obrigada por este texto estar disponível! Akemi

    ResponderExcluir
  2. -Maravilhoso! é a palavra que consigo escrever mas é muito pouco para descrever o efeito na consciência!
    -Muito Obrigada consciente.mente!! Akemi

    ResponderExcluir