quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EQUINÓCIO DE PRIMAVERA - 23 DE SETEMBRO



Amanhã, dia 23 de setembro, ocorre o equinócio da PRIMAVERA no Hemisfério Sul às 09:04h (UTC horário universal-tempo civil) ou 06:05h, horário de Brasília.
Na astronomia, equinócio é o momento em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). A origem da palavra é o Latim:  aequus (igual) e nox (noite) e significa “noites iguais”, ocasião em que o dia e a noite duram o mesmo tempo: 12 horas.
Levando-se em conta a posição da Terra com relação ao Sol é que ocorrem os Equinócios e Solstícios que definem as mudanças de estação no planeta.
Como a posição do sol é diferente nos hemisférios, as estações do ano aqui no hemisfério sul são invertidas com relação ao hemisfério norte. Assim, quando lá é outono, aqui é primavera e vice-versa.
Este equinócio é também chamado: Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Alban Eilir, e Rito de Eostre; é o rito de fertilidade, que celebra o redespertar da vida na Terra.
A palavra primavera vem do latim e significa “primeira verdade” ou “Prima Vera “-literalmente “primeiro verão”. É somente durante a primavera e o outono que o sol nasce rigorosamente a leste e se põe a oeste.
A Energia da Luz e das Trevas estão em perfeito Equilíbrio nesta época, que marca o início dos festivais solares. As energias fluem pela Terra e convém realizar os rituais à luz do dia, para tirar proveito das novas possibilidades, dos relacionamentos e dos projetos empolgantes.
PARA COMEMORAR :
Os cabalistas aconselham aproveitar este mês para “varrer de nossas vidas” as reflexões negativas que fazemos sobre os outros, que nada mais são que os traços negativos de nosso próprio caráter. Assim podemos limpar nossa mente para aceitar o fluxo da Luz Divina que virá renovar nossa energia celular.Podemos aproveitar para nos arrepender das más palavras pronunciadas, dos maus pensamentosendereçados contra nossos vizinhos, das suspeitas infundadas que levantamos contra aquele parente ou sócio, etc…; é só escolher. Todos nós temos, em pequena ou grande quantidade, algo para ‘limpar’…
Varra e limpe sua casa, depois passe no chão um pano úmido com algum produto floral a base de lavanda, rosas ou flor-do-campo, mentalizando que está limpando também as energias densas, para começar outro período.Isso já pode ser feito num dia anterior ao equinócio, em 2011, dia 22/09.
Neste mesmo dia, ou no dia do equinócio propriamente dito,  espalhe flores  pela casa. Vista-se com cores alegres ou adornadas com flores e botões. Acenda velas e incenso florais. Receba com AMOR a estação!
Toque a planta e faça uma oração agradecendo o milagre da vida e das suas mudanças, conectando-se por meio dela com toda a natureza.
Caminhe num campo e colete flores silvestres ou, se não puder, compre algumas na floricultura para esses dias, mas mesmo assim, planeje uma caminhada num jardim, parque, bosque da sua cidade. Faça de sua caminhada uma CELEBRAÇÃO, um ritual para a própria natureza.
Plante sementes e mudas; faça algum outro trabalho com jardim, com ervas com fins medicinal, mágico, cosmético ou artístico.
Associe sua alimentação com a natureza incluindo nela sementes como : girassol, abóbora, gergelim, castanhas; como também brotos, verduras folhosas e verdes e prato com flores: couve-flor, flor de abóbora, alcachofra, ou outras flores comestíveis.
Correspondências
Divindades:
Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade). Em algumas tradições também Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.
Incensos:
erva-doce, canela, sândalo, jasmim, rosa, sálvia.
Velas:
dourada, verde, amarela.
Pedras e cristais:
ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho.
Ervas e sementes:
bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, lírio-da-páscoa, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas.
Os alimentos do Equinócio da Primavera são os ovos cozidos, os bolos de mel, as primeiras frutas da estação.
Outros apetrechos da celebração da primavera: Flores, folhas coloridas, sementes, ninhos, ovos coloridos
Fonte: http://magiadailha.blogspot.com
Aloha
Claudia Michepud Rizzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário