sexta-feira, 4 de março de 2011

Compaixão

Tenho visto inúmeras pessoas que se dizem despertas na Terra, porém observo que não sentem compaixão pelo próximo, ao contrário, vivem falando mal , se acham superiores, são prepotentes com seus sentimentos...
Uma pena, porque RESPEITAR  a condição do outro é o primeiro sinal que está evoluindo...
Segue abaixo um texto de Joanna de Ângelis:



Escasseia, na atual conjuntura terrestre, o sentimento da compaixão. Habituando-se aos próprios problemas e aflições, o homem passa a não perceber os sofrimentos do seu próximo.
Mergulhado nas suas necessidades, fica alheio às do seu irmão, às vezes, resguardando-se numa couraça de indiferença, a fim de poupar-se a maior soma de dores.
Deixando de interessar-se pelos outros, estes esquecem-se dele, e a vida social não vai além das superficialidades imediatistas, insignificantes.
Empedernindo o sentimento da compaixão, a criatura avança para a impiedade e até para o crime.
Olvida-se da gratidão aos pais e aos benfeitores, tornando-se de feitio soberbo, no qual a presunção domina com arbitrariedade.
Movimentando-se, na multidão, o indivíduo que foge da compaixão, distancia-se de todos, pensando e vivendo exclusivamente para o seu ego e para os seus. No entanto, sem um relacionamento salutar, que favorece a alegria e a amizade, os sentimentos se deterioram, e os objetivos da vida perdem a sua alta significação tornando-se mais estreitos e egotistas.
A compaixão é uma ponte de mão dupla, propiciando o sentimento que avança em socorro e o que retorna em aflição.
É o primeiro passo para a vigência ativa das virtudes morais, abrindo espaços para a paz e o bem-estar pessoal.
O individualismo é-lhe a grande barreira, face a sua programação doentia, estabelecida nas bases do egocentrismo, que impede o desenvolvimento das colossais potencialidades da vida, jacentes em todos os indivíduos.
A compaixão auxilia o equilíbrio psicológico, por fazer que se reflexione em torno das ocorrências que atingem a todos os transeuntes da experiência humana.
É possível que esse sentimento não resolva grandes problemas, nem execute excelentes programas. Não obstante, o simples desejo de auxiliar os outros proporciona saudáveis disposições físicas e mentais, que se transformarão em recursos de socorro nas próximas oportunidades.
Mediante o hábito da compaixão, o homem aprende a sacrificar os sentimentos inferiores e a abrir o coração.
Pouco importa se o outro, o beneficiado pela compaixão, não o valoriza, nem a reconheça ou sequer venha a identificá-la. O essencial é o sentimento de edificação, o júbilo da realização por menor que seja, naquele que a experimenta.




Expandir esse sentimento é dar significação à vida.
A compaixão está cima da emotividade desequilibrada e vazia. Ela age, enquanto a outra lamenta; realiza o socorro, na razão em que a última apenas se apiada.
Quando se é capaz de participar dos sofrimentos alheios, os próprios não parecem tão importantes e significativos.
Repartindo a atenção com os demais, desaparece o tempo vazio para as lamentações pessoais.
Graças à compaixão, o poder de destruição humana cede lugar aos anseios da harmonia e de beleza na Terra.
Desenvolve esse sentimento de compaixão para com o teu próximo, o mundo, e, compadecendo-te das suas limitações e deficiências, cresce em ação no rumo do Grande Poder.
*  *  *
Divaldo P. Franco. Da obra: Responsabilidade.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.

2 comentários:

  1. Olá,
    Aproveito essa postagem para emitir minha opinião. Não acredito, sinceramente, que haja muitos despertos andando por aí. Isso digo, baseada em estudos mais profundos. Despertar requer um trabalho muito, muito longo e correto, que vai desde matar os egos, em todos os níveis, dentro de nós, até o trabalho sério com a Kundalini, que é ativada pelo sexo, o que requer realmente seriedade e um parceiro que esteja na mesma sintonia. Pensando mais no senso comum, eu diria que se houvesse despertado, essa pessoa não estaria por aí contando isso. Porque estando nesse nível de consciência, já não poderia mais estar a se gabar. Há uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrer o caminho. Fazer leituras aqui e acolá, não experiência ninguém ao despertar.
    Muito grata pela atenção. Acho seu blog interessante.
    Namastê!!

    ResponderExcluir
  2. Bom , eu conheço alguns despertos...Não sei se utilizaram a kundalini para se despertar, mas é certo que são despertos...
    Eu particularmente, sempre usei o sexo para o meu despertar, mas nunca estudei a kundalini.Talvez a minha luz interna, já saiba o caminho que ela deseja percorrer para se manifestar!
    Agradeço o comentário carinhoso, seja muito bem vinda!
    Namastê ji!

    ResponderExcluir