sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

dia 4 de dezembro:DIA DE SANTA BÁRBARA!


Santa Bárbara ou Iansã

Iansã é um orixá feminino muito conhecido no Brasil, sendo um dos mais populares entre os mitos da Umbanda e do Candomblé em nossa terra e também na África, onde é predominantemente cultuada sob o nome de Oyá. É o Orixá do arrebatamento, da paixão; de temperamento forte, dominador e sensual.

Oyá, foi uma princesa real na cidade de Irá, na Nigéria em 1450a.C. Sobrinha-neta do rei Elempe e neta de Torossi(mãe de Xangô), conquistou com valentia, coragem e dedicação seu caminho para o trono de Oyó. Conhecedora de todos os meandros da magia encantada, nunca se deixou abater por guerras, problemas e disputas. Foi mulher de seu primo Xangô e ajudou-o a conquistar vários reinos anexados ao Império Yorubano. Porém, abandonou-o em defesa de sua cidade natal, disposta a enfrentá-lo.

Filha de Oxalá (orixá associado à criação do mundo e da espécie humana) e Iemanjá (deusa das águas salgadas), é considerada a rainha dos ventos e das tempestades, deusa dos relâmpagos; Senhora da Tarde, Dona dos Espíritos. O dia consagrado a Yansan, Iansã ou Inhansã é a quarta-feira, sua cor é o vermelho, marrom escuro ou rosa.

Em termos de sincretismo, costuma ser associada à figura católica de Santa Bárbara. Comemorado no dia 04 de dezembro, a santa é a padroeira dos mineiros, artilheiros, pirotécnicos, bombeiros, etc; protetora contra a morte trágica e os perigos de explosões, raios e tempestades.


Sincretismo religioso: orixá Iansã e Santa Bárbara



Nasci numa família espírita, e a vida toda escutei que era "filha de Iansã e Xangô", nunca me aprofundei sobre a história dela,muitos outros aprendizados obtive aos longo dos anos, mas não poderia deixar de homenagear, esse espírito de luz, justiceiro, transmutador...

2 comentários: