terça-feira, 10 de novembro de 2009

FUNÇÃO DO PRÂNA

Na matéria (Plano físico denso) o Prâna é a energia que edifica e coordena as moléculas físicas, ajustando-as de modo a comporem as formas em todos os reinos: o mineral, o vegetal, o animal e o hominal.

Sem o Prâna, sopro indispensável, não haveria coesão molecular e nem a conseqüente formação de um todo definido, pois é ele que congrega todas as células independentes e as interliga em íntima relação, sustentando as formas.

Assim como o cimento une os tijolos de um edifício, o Prâna é a liga, o elo vital ou o elemento oculto que associa os átomos, as moléculas e as células para compor o Universo, no plano material.

A coesão celular formada pelo Prâna assegura a existência de uma consciência vital instintiva, garantindo uma unidade sensível e dominante, que atua em todos os demais planos internos da Vida. O Prâna é a Vitalidade em todos os planos de manifestação dos seres e das coisas:

PLANO DE MANIFESTAÇÃO

PRÂNA CARACTERÍSTICO

FUNÇÃO OU ATUAÇÃO

ÁDICO

Prâna espiritual virginal

Mantém a figura iniciática do Espírito no seu primeiro plano para a individualização

MENTAL

Prâna mental

Responsável pela vida do pensamento

ASTRAL

Prâna astral

Nutre o desejo, o sentimento e a emoção

ETÉRICO

Prâna etérico

Alimenta o duplo-etérico através dos chacras

FÍSICO

Prâna físico

Enseja e produz a ação concreta da consciência “física” ou humana

O Prâna manifesta-se, subdivide-se ou incorpora-se conforme a necessidade e a natureza vibratória de cada plano em que o espírito do homem atua. O Espírito, ao “baixar” do seu mundo espiritual para formar sua individualidade consciente nos mundos materiais, submete-se a um processo gradativo inerente a cada plano da vida, sendo esse um fenômeno uniforme em todo o Universo.

No mineral, essa “consciência” em formação permanece estática e adormecida, mas depois evolui para a irritabilidade de “consciência” do vegetal ainda em “sonho”; em seguida, vivendo novos estágios de adaptações, ela alcança o estado de consciência instintiva animal; e finalmente, atinge o raciocínio glorioso do homem!

Em todo esse modelamento progressivo e demorado, é o Prâna ou energia vital o fio dadivoso que une as contas do imenso colar de moléculas para plasmar as múltiplas formas da Vida!

A Consciência do Espírito “dorme” no mineral, “sonha” no vegetal, “desperta” no animal, “vive” no homem e “cria” no anjo!

O Prâna não é um efeito ou conseqüência da Vida, pois o mineral, o vegetal, o animal e o homem é que são realmente seus produtos resultantes, visto absorverem em sua intimidade o "quantum” dessa energia vital indispensável para se manifestarem no mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário